(Des)encanto: O sarcasmo chegou no mundo da fantasia.

E quem disse que desenho de princesa é só para crianças? Animações para o público adulto estão cada vez mais em alta, depois de sucessos como Rick and Morty e Bojack Horseman o público implora por mais animações com sacadas inteligentes e humor ácido. E, para executar tal tarefa, nada melhor que o criador de animações que marcaram gerações por sua genialidade e ousadia: Matt Groening, criador de Os Simpsons e Futurama, embarca agora numa nova aventura que envolve um Elfo, um demônio e uma princesinha bem rebelde. A série Disenchantment (titulo original) é a nova animação Original Netflix que chegou para provar seu potencial.

A série (Des)encanto traz uma inovadora aventura no cenário da fantasia medieval e conta ainda com uma protagonização feminina e totalmente fora dos padrões: Tiabeanie é a princesa de Dreamland, primogênita do Rei Zog, que é marcada por uma personalidade livre, aventureira e rebelde. Bean é a princesa atual: aquela que trocaria toda a mordomia da vida real para uma noitada com a galera do barzinho. (Des)encanto traz elementos típicos que os fãs de Groening tanto prezam: personagens interessantes, situações nonsense e ironia ácida. Uma fada prostituta, elfos conformistas, referência a outras séries da cultura pop como Game of Thrones… São apenas alguns dos pontos que fazem desse conto de fadas desastroso um grande aliado da cultura pop.

A trama começa com Bean tentando se livrar de um casamento arranjado por seu pai, o rei Zog. No trágico dia de seu casamento, ela recebe um misterioso presente que chega para atormentá-la: o pequeno demônio pessoal Luci, que tem a simples tarefa de dar todos os conselhos errados para a princesa e envolve-la em uma série de aventuras desastrosas com magias e seres encantados.

Paralelamente, é contada a trajetória de Elfo, um elfo que vive num lugar mágico cercado pela felicidade, harmonia e cantoria. Porém, Elfo está cansado de tanta felicidade e resolve se aventurar no mundo real deixando de lado a vida cheia de doces e alegria. Elfo então segue em direção a Dreamland e completa o trio aventureiro que dá vida à história. A chegada de Elfo a Dreamland desperta o interesse dos grandes poderes do reino, que planejam usar o sangue de Elfo para magias de imortalidade. A trama se desenvolve a partir daí, deixando de lado a trama principal e dando foco maior as loucas bebedeiras daquele desastroso trio e suas grandes jornadas para salvar as próprias vidas.

desencanto-bean

Em aspectos estéticos, a animação executa sua tarefa com excelência, (Des)encanto traz inovação em traços já usados anteriormente por Groening agora aperfeiçoados numa mesclagem entre o 2D e o 3D que chega a ser deslumbrante em alguns planos da animação, com um cuidado especial ao representar os principais cenários medievais como o reino de Dreamland visto de longe, ou o interior do palácio real. Outro ponto positivo se dá na construção dos personagens e os diálogos bem estruturados e um experiente grupo de dubladores dando vida àqueles personagens.

Com a premissa que a série oferece – uma princesa alcoólatra que não cede aos padrões sociais  – , (Des)encanto é um prato cheio para fazer críticas e quebrar padrões do atual mercado de entretenimento, sendo fonte de uma imaginação inovadora e tão questionadora quando outras pérolas da Netflix como Bojack Horseman e Big Mouth. Mas, apesar de todo esse potencial, a primeira temporada de (Des)encanto ainda deixa a desejar no roteiro, que foge muito da trama inicial chegando a dar impressão de uma trama sem objetivos por boa parte da temporada. A série funciona bem como um entretenimento casual, deixando arco para outras temporadas e um grande campo de opções exploráveis para os roteiristas desenvolverem nessa ousada ironia sobre contos de fadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s