Resenha | Preciosa: Um História de Esperança – O filme que Merecia todas as 6 indicações do Oscar


Preciosa – Uma História de Esperança é uma obra de arte que todos deveriam assistir, ou pelo menos saber que ele existe, ela vai falar sobre abuso infantil, a dor de ser desprezada injustamente por uma mãe, e como a amizade e a educação podem mudar os rumos de uma vida.

Spoilers leves

O filme vai nos contar a história de Claireece Preciosa Jones (Gabourey Sidibe), uma adolescente de apenas 16 anos que já tem dois filhos, ela é negra, pobre, analfabeta e tem obesidade, logo você já pode imaginar que ela sofre preconceito das pessoas sendo chamado de nomes que você já deve imaginar também. Preciosa tem uma estrutura emocional e sentimental totalmente abalada, e se você pensa que isso se deve a sociedade acertou, mas também é mais por sua mãe, a pessoa que tinha que ajuda-la e conforta-la é um dos personagens da vida dela que mais a discrimina, agride fisicamente e psicologicamente, é mais pesado ainda as agressões verbais. O motivo é simplesmente doentio, a mãe de Preciosa, chamada Mary, viveu com o pensamento de que a filha é uma rival sexual dela desde os seus 3 anos de idade, aos poucos a trama vai mostrando. Mas o mais incrível, é que para Preciosa os problemas não a fazem parar de sonhar, ela tem uma imaginação frutífera que por vezes me fez pensar que serviam de consolo pra ela, quando na verdade é uma forma de se defender psicologicamente do medo e de toda a amargura. Quando a mãe dela a agride verbalmente e psicologicamente, por exemplo, em outra cena ela já imagina sendo amparada pela mãe numa foto, mostrando como a falta de amor e carinho materno que Preciosa sente ai você já chora.


A mãe de Preciosa era gananciosa e só pensava em receber do governo. As Leis de amparo social que deveriam entra e interver nos rumos que Preciosa estava tomando não foram significantes, como por exemplo Estatuto da Criança e do Adolescente, sim, sabemos que a historia se passa em outro pais, mas com toda certeza deveria existir alguma lei que ajudasse, daria uma orientação, uma defesa e uma proteção a essa criança, e como podemos ver no filme essas leis estatais falham. Lembrando que Preciosa vive nos bairros suburbanos da cidade, nos bairros pobres e menos privilegiadas, ela logo no começo é expulsa da sua escola e vai parar em uma Escola Alternativa para garotas com problemas sociais. Já mostra como será o enredo.


O filme ainda vai te dar outra tapa na cara por saber que a sua professora, que alfabetiza é homossexual casada com outra mulher, quebrando assim todos os preconceitos que Preciosa tinha ou o pouco que ela sentia.

Preciosa tem uma participação um tanto inacreditável, Mariah Carey fez um excelente papel como a Senhora Weiss.
Um roteiro magnifico com atuações louváveis que com toda certeza fala a historia de muitas Preciosas que existem no mundo, eu tenho certeza que a Personagem Preciosa vai te deixar apaixonado e ao mesmo tempo cortar seu coração em pedaços. O roteiro brilhante é do Geoffrey Shawn Fletcher a qual ganhou o melhor roteiro de adaptação do Oscar. O filme foi produzido e dirigido por Lee Daniels.
Enfim, eu indico esse filme pra todo mundo, e acho que todos deveriam assistir, e no final você vai perceber que ele deveria ter ganhos todas as seis Indicações de Oscar, um filme de 2010 que não perde seus valores com o passar do tempo, até porque, uma obra de arte é uma obra de arte. Prepara o lenço e vai assistir esse drama envolvente de Preciosa.


Nota do Backstage:

◄◄◄◄(4,5)

Um comentário sobre “Resenha | Preciosa: Um História de Esperança – O filme que Merecia todas as 6 indicações do Oscar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s