CERIMONIA DE ABERTURA OLIMPÍADAS RIO 2016: CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE/CULTURA BRASILEIRA E MEIO AMBIENTE


O mundo todo estava com os olhos voltados para a abertura das olimpíadas do Rio 2016. Foi um verdadeiro show de criatividade e podemos perceber que por algumas horas o país pode esquecer ‘’um pouquinho’’ os problemas atuais e apreciar a arte realizada na noite. Empolgado com esse evento que acho incrível o BLOG BACKSTAGE vai falar um pouco sobre essa abertura maravilhosa.

Dia 05 de agosto, o Maracanã transmitiu ao vivo para todo o globo terrestre a abertura das Olimpíadas do Rio 2016, a organização deu um verdadeiro show de criatividade tecnológica e inovação na abertura, alem das mensagens fortes. A transmissão começou às 20h no horário de Brasília e foi até 23h.

Foi colocado um painel de LED gigantesco no chão, e no painel eles iam retratando a historia do Brasil desde o começo. Tudo começa com o mar turbulento, logo depois a vida começa emergir, florestas começam a ser criadas e logo após o povo indígena aparece. E claro, a chegada dos Portugueses no litoral, e então o Brasil começa a ser moldado pela historia. Os negros e os 400 anos de escravidão, só me fez pensar mais sobre esse assunto, em como isso foi terrível e prejudica até hoje nossa sociedade, o tempo de escravidão mais longo da história. Logo após os imigrantes e o começo da sociedade, dos grandes prédios, dos comércios e da favela. O Parkourtomou as atenções por alguns minutos, representando a urbanização. E logo apos uma representação do 14BIS do Santos Dumont, saindo em seguida do Maracanã e voando sobre a cidade mostrando a beleza noturna do Rio. A melhor parte com toda certeza foi quando Gisele Bündchen surge igual uma rainha aparece linda, pra desfilar 128 metros ao som do Tom Jobim, Garota de Ipanema, ela estava radiante. Karol Conka e MC Sofia cantaram com todo o poder feminino dando uma performance digna.
Esse vestido maravilhosos e o vento nos cabelos. A verdadeira.
Teve Ludmillalinda cantando (por alguns minutos) Rap da Felicidade do Cidinho e Doca, representando o funk. Zeca Pagodinho e Marcelo D2 cantando juntos o samba, Teve Elza Soares, Paulinho da Viola, Wilson das Neves e o estádio foi invadido por emoções ao som de País Tropical, cantado a cappella também. Foi sensacional. Com os países e atletas entrando, eles foram colocando um tipo de semente em uns tipos de canteiros, que logo depois se abriram, saindo de dentro arvores, formando os anéis das olimpíadas, que representam os cinco continentes, achei criativo e diferente.
Representação formidável sobre os índios e sua vida na floresta
Representação dos 5 anéis olímpicos feitos com arvores

Depois que Todos os países entraram com seus atletas e bandeiras em ordem alfabética (Grécia entrou primeiro de acordo com as regras do Comitê Olímpico e o Brasil por último), foi anunciada a abertura oficial do evento, com os discursos da noite, interessante e formidável foi quando o presidente Michel Temer pegou no microfone, e  ele foi vaiado pelo estagio HAHAHA, nem mesmo a Globo conseguiu disfarçar as vaias, engraçado que Galvão Buenotentou desenhar a situação falando que teve aplausos também. Depois de discursos de tolerância a diversidade no esporte e homenagens, o estagio foi invadido pela folia e o colorido de desfiles das escolas de samba, e Caetano Veloso, Gilberto Gil e Anitta cantaram e se apresentaram. A abertura também passou uma mensagem de paz, e respeito ao meio ambiente, ao cuidado que devemos ter para com a mãe natureza. A mensagem ecológica foi bem transmitida, com tantos gráficos e esquemas que eles mostraram, creio que vai ficar na memória. Logo com um poema do Carlos Drummond de Andrade, A Flor e a Náusea, recitado pela atriz Fernanda Montenegro. A tocha entrou bem no finalzinho com o Guga, passando para a Hortência e depois para Vanderlei Cordeiro de Lima olha o padre haha para  ascender a pira olímpica, que por trás dela tinha uma bela escultura giratória. Valorizando assim a mensagem de sustentabilidade, a pira olímpica que foi erguida foi à menor da historia, para diminuir a emissão de gases. Colocaram uma pira com a escultura que se move com o vento, idêntica ao do estagio no centro da cidade, e quem ascendeu foi um atleta adolescente, que veio da periferia, e está treinando pra ser um atleta no futuro, simbolizando o povo. Quiseram passar a mensagem, de que as olimpíadas do Rio2016 é do povo, por isso colocaram ela no centro da cidade.

A internet é claro não perdoa ninguém, o twitter estava de olho em tudo, e até o Galvão Bueno que narrou a abertura toda ao lado da culta Gloria Maria, estava nos  topic trends. As pessoas têm problemas com ele e sua falação, se deixasse só a Gloria falando seria perfeito. Ri bastante dos memes.

Por algumas horas, o Brasil se manteve focado na abertura e realizou um verdadeiro show de emoções. Sim. Essa abertura se mostrou diferente de todas que já vi, A abertura trouxe a historia do Brasil narrado com muita arte e cultura brasileira. Foi tudo bem feito e se mostraram bastante criativos. Não vou mentir que superaram toda a expectativa que criei. A exaltação a cultura brasileira foi realmente uma jogada certa, uma forma de mostrar ao mundo nossas tradiçoes e nossa historia de uma forma muito convencional, e a mensagem de respeito e cuidado com o meio ambiente foi necessária, isso que me surpreendeu mais, nas ultimas duas olimpíadas elas  mostravam o quanto o país era grande, e ai vem o Brasil, pra abrir os olhos e reforçar ainda mais a mensagem, dando os alertas das causas que o aquecimento global traz foi incrível. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s